Nos últimos tempos o mundo inteiro vem sofrendo com os altos valores dos combustíveis.
Isso se dá devido a vários fatores como, por exemplo, a gasolina é um derivado do petróleo, então seu preço está diretamente ligado ao da commodity dessa forma, se o preço do petróleo sobe automaticamente o preço da gasolina também irá subir.
Outro fator importante são as guerras envolvendo países que são grandes importadores de petróleo que devido a sanções políticas dos Estados Unidos e da União Europeia não exportem em grandes quantidades deixando o mundo inteiro escasso dessa matéria prima tão importante e como sabemos quanto menor e mais escassa for a quantidade de um produto no mercado, mais caro ele vai ficando.
Por que o etanol também teve o seu valor elevado?
Como sabemos no Brasil mais de 75% dos veículos contam com a tecnologia flex.
Veículos flex são aqueles que podem utilizar tanto gasolina como etanol em seus motores. Diferentemente de veículos monocombustíveis, que só podem utilizar um tipo de combustível para que possam funcionar.
Devido a isso, com o aumento da gasolina o etanol se tornou a segunda opção dos brasileiros para abastecerem os seus veículos. Isso quer dizer que quando o consumidor chega ao posto de gasolina e se depara com o valor do litro de gasolina muitas vezes prefere abastecer com etanol.
Devido a essa demanda sendo o etanol um substituto direto para a gasolina e levando em conta a oferta e demanda, acabou que o seu preço elevou bastante nos últimos tempos.
Então, como já entendemos um pouco sobre o aumentos dos combustíveis, hoje no nosso blog iremos te ajudar com 6 dicas para você economizar a gasolina do seu veículo.
Manutenção periódica
Em primeiro lugar e uma das dicas mais importantes que podemos te dar é lembrar-se de realizar a manutenção do seu veículo periodicamente, pois além de evitar aquela dor de cabeça no meio da estrada, ainda te ajuda a economizar bastante combustível.
Além disso, peças que já passaram da hora de serem substituídas costumam aumentar o consumo, pois fazem o motor e outras partes do carro funcionarem com uma potência desnecessária.
Utilize o mínimo possível do ponto morto
Você provavelmente já ouviu que deixar o seu carro em ponto morto, por exemplo, em uma ladeira economiza gasolina.
Sentimos muito em te informar isso, mas essa prática não passa de uma informação errada.
Talvez essa prática funcionasse nos carros mais antigos que tinham carburadores, porem, os veículos atuais contam com a injeção eletrônica, que gerencia de forma automática o uso de combustível com a ajuda de um chip eletrônico. Assim, mesmo com o carro engatado, o sistema não injeta combustível se não for necessário desde que você não o acelere.
Dito isso quando você acionar o ponto morto do seu veículo ele entenderá que está em marcha lenta e não haverá economia de combustível.
Dirija com responsabilidade
Muitas vezes na pressa do dia a dia algumas pessoas acabam por pensar que estão em uma corrida dirigindo em alta velocidade.
Pois bem, saiba que essa além de ser uma prática perigosa, aumenta consideravelmente o consumo de gasolina.
Por esse motivo ande sempre em uma velocidade aceitável por que além de garantir a sua segurança você vai economizar combustível.
Calibre os pneus com frequência
Essa é uma das praticas mais fáceis de serem realizadas e importantes para economizar combustível.
Quando os pneus do seu veículo estão descalibrados haverá um maior atrito entre os mesmos e a pista aumentando de acordo com teste de 2% a 3% o consumo de combustível.
Calibrando duas vezes ao mês os pneus do seu veículo você economizará consideravelmente e ainda deixará o seu veiculo mais seguro.
OBS: Lembrando que quase todos os postos de gasolina do Brasil possuem calibradores gratuitos.
Mantenha os vidros fechados quando possível
Além do peso em excesso, os vidros abertos contribuem para que o carro se arraste com mais dificuldade. Isso ocorre porque quanto mais atrito com o ar, mais combustível é consumido.
É claro que dentro da cidade a maioria das pessoas prefere manter os vidros abertos e deixar o ar-condicionado desligado. Porém ao andar em velocidades maiores, como na estrada, procure manter as janelas fechadas. Isso contribui para uma boa aerodinâmica ajudando a economizar combustível.
Ar-Condicionado
Que o Brasil é um país majoritariamente quente todos sabemos. Devido a isso, é quase impossível não usar o ar-condicionado com frequência.
Porem o seu uso pode ser feito de forma mais consciente.
Se puder, desligue-o em subidas e evite usa-lo em marchas lentas como 1ª e 2ª pois são marchas pesadas que exigem mais potência do motor.
Dessa forma você conseguirá economizar até 10% de combustível.
Seja uma pessoa e um motorista mais gentil
Devido ao estresse do dia a dia, acabamos por descontar no trânsito e isso acaba por refletir na maneira como dirigimos.
Sendo um motorista mais gentil em vez de ultrapassar você deixará o carro com mais pressa passar na sua frente.
No lugar de arriscar para pegar o farol amarelo, vá devagar e deixe os pedestres que estão esperando para atravessar fazerem isso com mais segurança e tranquilidade.
Seguindo essas dicas temos certeza que você irá reduzir bastante o consumo de combustível no seu veículo.
Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.