Cuidados que você deve tomar ao dirigir na chuva

Cuidados que você deve tomar ao dirigir na chuva

Como já explicamos em diversos artigos no nosso blog, há diversos procedimentos e normas que somos orientados a seguir ao conduzir um veículo.

Essas regras, normas e dicas foram criadas para que os condutores e todos que estiverem no veículo tenham mais segurança.

Mas e na ocasião de dirigir na chuva, quais os procedimentos a serem adotados? É necessário ser mais cuidadoso que normalmente se é ao assumir o comando de um veículo?

Bom, com o objetivo de responder essa e outras dúvidas, hoje no nosso blog iremos falar sobre 7 dicas de cuidados que você deve tomar ao dirigir na chuva.

 Se a chuva estiver muito forte pare o veiculo imediatamente


Devido a chuvas médias ou muito fortes, a visibilidade do condutor acaba ficando completamente embaraçada, fazendo com que até o limpador de para-brisas não consiga dar conta de limpar tanta água.

Nesse momento o mais indicado é que você pare imediatamente o seu veículo em um local seguro ou até mesmo no acostamento se estiver uma reta mais visível, pois estacionando em uma curva mesmo que no acostamento você corre o risco de outro veículo não o perceba e tudo acabar em uma colisão entre os veículos. Feito isso aguarde a chuva passar ou pelo menos ficar mais amena. É importante lembrar de que se for estacionar no acostamento ligue a pisca alerta do seu veículo para que oo mesmo fique visível para os outros veículos.

 Farol baixo


Seguindo as normas do código de trânsito brasileiro é obrigatório usar farol baixo nos perímetros urbanos. Quando está chovendo o uso dos faróis melhora significantemente a visibilidade porém não é indicado o uso do farol alto principalmente em situações chuvosas pois o mesmo reflete nas gotas de chuva dificultando a sua visão e a de outros motoristas na contramão.

De acordo com os artigos 249, 250 e 251 do CTB, desrespeitar as regras de uso da luz de posição, farol baixo e pisca-alerta são consideradas infrações médias, puníveis com multa de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

 Ligue os desembaçadores


Em períodos chuvosos provavelmente já aconteceu de você estar dirigindo e os vidros ficarem embaraçados, certo?

Isso acontece devido a diferença de temperatura entre dentro de veiculo e fora do mesmo pois enquanto dentro a temperatura tende a ser mais quente, fora, devido a chuva e ao frio a temperatura fica mais baixa.

Bom, para resolver esse problema além de acionar o limpador de para-brisas, é necessário ligar o ar condicionado direcionando o ar para o vidro. Se o seu veiculo não possuir ar condicionado ou o mesmo estiver com algum problema impedindo o seu funcionamento, você pode ligar o sistema de ventilação ou abrir as janelas do veiculo para que o ar possa circular fazendo com que a temperatura de dentro se estabilize com a de fora e os vidros desembaracem.

 Evite realizar ultrapassagens


Todos sabemos que em dias chuvosos, a pista fica muito molhada  tornando qualquer manobra muito arriscada

 Na formula 1 por exemplo, em condições normais há um tipo de pneu especifico, é o pneu Slick para pista seca.

Porém quando chove durante ou antes das corridas, os pilotos são orientados a entrarem no box para efetuarem a troca para Intermediate Green ou Intermediate Blue que são pneus especiais para chuva.

No nosso dia a dia não temos essa opção de trocar paraoneus especiais somente por que está chovendo, por esse motivo, é importante nos atentarmos e tomar certas precauções na hora de realizar uma ultrapassagem, como verificar se a mesma é realmente necessária e se é seguro ultrapassar, se a visibilidade está boa.

Lembre-se que no trânsito a paciência é o melhor copiloto

 Conduza sempre o seu veículo com as duas mãos no volante


Muitas vezes temos o habito de conduzir o veiculo apenas com uma das mãos no volante principalmente quando o trânsito está lento.

É necessário sempre se policiar em relação a esses chamados vícios ao volante principalmente quando está chovendo mesmo que o trânsito esteja lento, pois sua atenção tem que ser redobrada.

 Quanto à aquaplanagem


Mas primeiro o que é aquaplanagem?

Bom, aquaplanagem é o nome que se dá quando o veiculo perde o contato diretamente com o asfalto. A consequência disso é que o veículo acaba derrapando quando ao passar por essas lâminas de água.

A dica que te damos para evitar que essa situação acontece é manter a revisão dos freios em dia e principalmente os pneus em ótimo estado.

Mas, se mesmo assim essa situação acontecer com você, tente manter a calma e com as duas mãos ao volante, de maneira nenhuma pise no freios, tire o pé do acelerador e mantenha a direção firme.

 Manter distância do veículo a sua frente


Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), de acordo com o artigo 192:

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo, é motivo para infração grave, punida com 5 pontos na carteira e uma multa de R$ 195,23.

Ou seja em condições normais já é necessário manter uma distância adequada dos veículo á sua frente.

Em situações chuvosas o cuidado tem que ser redobrado pois com a pista escorregadia o tempo de resposta dos freios é mais tardio devido a distância de frenagem que aumenta facilitando as colisões, por esse motivo é importante manter uma distancia de 12 metros, equivalente a dois carros e mais um espacinho reserva.

Pois como dizem os mais velhos é sempre melhor prevenir do que remediar.

 

Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.