O que significa o ponto cego no seu veículo?

O que significa o ponto cego no seu veículo?

Saiba tudo sobre.

 

Os chamados pontos cegos do carro são as áreas que escapam da visibilidade do motorista, ou seja, está presente nos espaços que ficam entre o campo visual no retrovisor externo e o campo de visão do motorista.

 De maneira bem didática, basicamente são as áreas externas ao redor do veículo que os espelhos não conseguem captar, fazendo com que o motorista não consiga enxergar outro veiculo que esteja bem atrás do seu veiculo ou um poste na hora de realizar a baliza, e até mesmo na hora de trocar de faixa não conseguir ver um carro, moto ou caminhão vindo em alta velocidade atrás acarretando inconscientemente na colisão entre os veículos.

A maioria dos motoristas já passou por alguma dessas situações exemplificadas acima. Há vários motivos que pode causar essa difícil visibilidade para o motorista. O ponto cego é ocasionado geralmente pela maneira como os retrovisores são regulados, pela maneira como os bancos são regulados que pode variar de acordo com a altura do motorista. Por esse motivo é necessário ter a atenção redobrada ao realizar esses procedimentos a fim de evitar ao máximo que acidentes aconteçam.

Hoje no Blog da Mutransit iremos listar algumas dicas de trânsito que fazem toda a diferença no trânsito e que diminuem consideravelmente o ponto cego para o motorista.

 

Ajuste do banco


Ao realizar a regulagem no banco, posicione-se com as costas totalmente retas e de maneira que suas pernas contanto que seus pés alcancem nos pedais, não fiquem esticadas e nem recolhidas demais.

Ajuste dos retrovisores


A forma correta de alinhar os retrovisores é da forma que você consiga enxergar toda a parte lateral do carro, tanto pelo retrovisor esquerdo observando a lateral esquerda quanto o retrovisor da direita observando a lateral direita do seu veiculo, pois dessa forma você terá a visão mais ampla possível de tudo que está acontecendo ao redor.

Porém é importante lembrar que essa amostragem dos retrovisores para com as laterais do carro deve servir apenas como base de regulagem pois o mais importante é mostrar a rua ou a avenida em que se está dirigindo. Pois mostrando somente as laterais não há como se ver os outros veículos quando se necessite.

Você sabe o tamanho do seu veículo?


São várias as importâncias de se conhecer o tamanho do veículo que está dirigindo pois sabendo disso, você consegue desenvolver a habilidade de saber em quais situações a visão pelos retrovisores ficaria de difícil acesso, além disso ao realizar a baliza por exemplo, o condutor teria uma noção bem mais ampliada necessitando menos dos retrovisores para se basear ao estacionar.

Cuidado ao mudar de faixa


É importante seguir os procedimentos corretos para mudar de faixa e reduz drasticamente os riscos de um acidente.

Ao decidir mudar de faixa observe pelos retrovisores internos e externos a situação do trânsito. Se estiver seguro para trocar de faixa, ligue a seta para a direção para onde quer mudar, isso serve para alertar aos outros condutores que você irá mudar de faixa, feito isso, realize de forma segura a manobra.

Cuidado com os motociclistas


Você já deve ter ouvido aquele ditado “você deve dirigir atendo por você e por outros motoristas”.

Bom, isso realmente se aplica na prática, pois existem diversos motoristas dirigindo muitas vezes em alta velocidade e em ziguezague através dos carros entrando facilmente no ponto cego dos motoristas dos automóveis, por esse motivo é importante ficar atento o tempo inteiro ao dirigir.

Sensores de estacionamento e sensores laterais


Ao longo dos anos com a chegada das novas tecnologias, muitas pessoas começaram a aderir a acessórios para seus veículos afim de garantir mais segurança na hora de dirigir.

Um exemplo seriam os chamados sensores de estacionamento que além de avisar ao motorista através de sons contínuos se a traseira do carro está próxima de algum objeto, muitos desses equipamentos são acompanhados da chamada câmera de ré onde a mesma mostra através do painel lcd do carro toda a imagem traseira do veiculo.

Além dessa tecnologia existe outra para facilitar ainda mais essa questão do ponto cego para os motoristas. São sensores instalados na lateral do carro que se acionam toda vez que a seta é ligada avisando ao motorista se há algum perigo evidente.

Essas são algumas das diversas opções de upgrade em segurança para o seu veículo.

 

Seguindo todas essas dicas, você terá mais segurança e tranquilidade ao dirigir, garantindo a segurança de todas as pessoas que andam com você.

 

 

Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.