Se você clicou nesse artigo provavelmente você já estacionou em uma área de estacionamento rotativo mais conhecido como “zona azul”.
Em algumas regiões do Brasil ainda é necessário comprar uma folha que garante a permanência legal do veículo por duas horas nessas zonas. Nesses cartões eram inseridos o horário que o motorista estacionou e a placa do seu veículo.
Já em outras localidades como São Paulo o processo é um pouco diferente visto que o mesmo se dá através do uso de um aplicativo chamado de cartão azul digital.
O que é uma zona azul?
O estacionamento rotativo mais conhecido como Zona Azul é aquele em que se necessita pagar um determinado valor para estacionar por um tempo específico em uma área de grande circulação como o centro de uma cidade, por exemplo, e, com isso, fazer com que o mesmo espaço possa ser ocupado por outros veículos.
Essa lei foi proferida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2008.
Desde então, devido a sua eficiência, simplesmente todas as capitais brasileiras vêm adotando a Zona Azul principalmente como já falamos anteriormente, no centro das cidades.
Mas se engana quem acha que foi fácil implementar essa lei e reeducar os motoristas quanto a conscientização de obedece-la.
Como tudo que é novo muitas vezes assusta, logo no inicio uma grande parte da população foi contra a implementação dessa iniciativa, pois acreditavam que se tratava de uma forma de exploração do governo às pessoas que tinham veículo próprio além de privatizar um espaço que era público e livre de impostos.
O tempo foi passando e as pessoas começam a enxergar essa lei de outra forma, com uma aceitação bem diferente.
Essa rotatividade em no máximo três horas gerou permitiu que vagas importantes como próximas a centros comerciais e até hospitais fossem desocupadas rapidamente ficando disponíveis para outras pessoas também usufruírem ajudando com uma melhor mobilidade para quem realmente precisa.
Como funciona a zona azul?
Como já falamos anteriormente nas grandes capitais como em São Paulo, existe o uso do chamado Cartão Azul Digital (CAD), que libera o estacionamento por um período de 30 minutos, 1 hora, 2 horas ou 3 horas. O valor da hora estacionada é de R$ 5, o mesmo da maioria das cidades brasileiras, seguindo a média nacional.
Em São Paulo são cerca de 40 mil vagas disponíveis na Zona Azul.
Uma curiosidade interessante é que, de acordo com dados estatísticos durante o horário comercial, mais ou menos quatro veículos ocupam a mesma vaga no mesmo dia.
E agora? Posso levar multa se não pagar a zona azul?
Primeiramente é importante destacar que a fiscalização se dá através de um agente de trânsito que utiliza um aplicativo departamento de trânsito municipal para fiscalizar os veículos estacionados.
Neste aplicativo, o agente digita a placa do carro e consegue consultar se o veículo está ou não com o débito de estacionamento rotativo pendente.
Dessa forma se o mesmo não for quitado, acarretará:
Uma multa no valor de R$195,23.
Você ainda poderá levar 5 pontos em sua CNH e o seu carro será removido da vaga por estacionamento irregular, segundo o CTB.
Caso eu receba uma multa na zona azul, posso recorrer?
Recorrer a qualquer multa mesmo que nada tenha a ver com zona azul é um direito de todo motorista. Imediatamente após ser multado você já pode iniciar os trâmites para se defender.
Porém para que a multa seja cancelada você precisa apresentar provas concretas ao órgão responsável, no caso pode ser o conselho de trânsito por exemplo.
Como posso efetuar o pagamento pelo celular?
Motoristas de todo o Estado de São Paulo podem pagar a multa de Zona Azul rotativo através do aplicativo Zul+.
Seguindo esse tutorial você conseguirá quitar a zona azul facilmente e dirigir tranquilo por aí:
- Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;
- Acesse a App Store ou o Google Play para realizar o dowload do App.
- Cadastre o seu veículo no app;
- Adicione o modelo, placa e Renavam do seu carro no Zul+;
- Consulte as multas do seu carro;
- Após o cadastro do veículo, busque pelas multas do seu carro.
- Caso não a encontre, não se desespere, pois a multa ainda pode não estar no sistema.
- Agora, caso a multa de Zona Azul apareça, você poderá quitar o débito em até 12 vezes.
- Clique na multa de licenciamento e selecione a forma de pagamento;
- Selecione a multa e as condições de pagamento para quitar o débito pendente do seu veículo.
- O Zul+ permite o pagamento de taxas e tributos do carro via cartão de crédito ou carteiras digitais Apple Pay e Google Pay.
- Agora é só efetuar o pagamento
- Depois de confirmar as informações de pagamento, é só concluir o pagamento da multa de Zona Azul do seu carro.
Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.