Posso levar multa por não pagar zona azul?

Se você clicou nesse artigo provavelmente você já estacionou em uma área de estacionamento rotativo mais conhecido como “zona azul”.

Em algumas regiões do Brasil ainda é necessário comprar uma folha que garante a permanência legal do veículo por duas horas nessas zonas. Nesses cartões eram inseridos o horário que o motorista estacionou e a placa do seu veículo.

Já em outras localidades como São Paulo o processo é um pouco diferente visto que o mesmo se dá através do uso de um aplicativo chamado de cartão azul digital.




 O que é uma zona azul?

O estacionamento rotativo mais conhecido como Zona Azul é aquele em que se necessita pagar um determinado valor para estacionar por um tempo específico em uma área de grande circulação como o centro de uma cidade, por exemplo, e, com isso, fazer com que o mesmo espaço possa ser ocupado por outros veículos.

Essa lei foi proferida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2008.

Desde então, devido a sua eficiência, simplesmente todas as capitais brasileiras vêm adotando a Zona Azul principalmente como já falamos anteriormente, no centro das cidades.

Mas se engana quem acha que foi fácil implementar essa lei e reeducar os motoristas quanto a conscientização de obedece-la.

Como tudo que é novo muitas vezes assusta, logo no inicio uma grande parte da população foi contra a implementação dessa iniciativa, pois acreditavam que se tratava de uma forma de exploração do governo às pessoas que tinham veículo próprio além de privatizar um espaço que era público e livre de impostos.

O tempo foi passando e as pessoas começam a enxergar essa lei de outra forma, com uma aceitação bem diferente.

Essa rotatividade em no máximo três horas gerou permitiu que vagas importantes como próximas a centros comerciais e até hospitais fossem desocupadas rapidamente ficando disponíveis para outras pessoas também usufruírem ajudando com uma melhor mobilidade para quem realmente precisa.

Como funciona a zona azul?


Como já falamos anteriormente nas grandes capitais como em São Paulo, existe o uso do chamado Cartão Azul Digital (CAD), que libera o estacionamento por um período de 30 minutos, 1 hora, 2 horas ou 3 horas. O valor da hora estacionada é de R$ 5, o mesmo da maioria das cidades brasileiras, seguindo a média nacional.

Em São Paulo são cerca de 40 mil vagas disponíveis na Zona Azul.

Uma curiosidade interessante é que, de acordo com dados estatísticos durante o horário comercial, mais ou menos quatro veículos ocupam a mesma vaga no mesmo dia.

E agora? Posso levar multa se não pagar a zona azul?


Primeiramente é importante destacar que a fiscalização se dá através de um agente de trânsito que utiliza um aplicativo departamento de trânsito municipal para fiscalizar os veículos estacionados.

Neste aplicativo, o agente digita a placa do carro e consegue consultar se o veículo está ou não com o débito de estacionamento rotativo pendente.

Dessa forma se o mesmo não for quitado, acarretará:

Uma multa no valor de R$195,23.

Você ainda poderá levar 5 pontos em sua CNH e o seu carro será removido da vaga por estacionamento irregular, segundo o CTB.

Caso eu receba uma multa na zona azul, posso recorrer?

Recorrer a qualquer multa mesmo que nada tenha a ver com zona azul é um direito de todo motorista. Imediatamente após ser multado você já pode iniciar os trâmites para se defender.

Porém para que a multa seja cancelada você precisa apresentar provas concretas ao órgão responsável, no caso pode ser o conselho de trânsito por exemplo.

Como posso efetuar o pagamento pelo celular?

Motoristas de todo o Estado de São Paulo podem pagar a multa de Zona Azul rotativo através do aplicativo Zul+.

Seguindo esse tutorial você conseguirá quitar a zona azul facilmente e dirigir tranquilo por aí:

 

  • Baixe o aplicativo Zul+ em seu celular;
  • Acesse a App Store ou o Google Play para realizar o dowload do App.
  • Cadastre o seu veículo no app;
  • Adicione o modelo, placa e Renavam do seu carro no Zul+;
  • Consulte as multas do seu carro;
  • Após o cadastro do veículo, busque pelas multas do seu carro.
  • Caso não a encontre, não se desespere, pois a multa ainda pode não estar no sistema.
  • Agora, caso a multa de Zona Azul apareça, você poderá quitar o débito em até 12 vezes.
  • Clique na multa de licenciamento e selecione a forma de pagamento;
  • Selecione a multa e as condições de pagamento para quitar o débito pendente do seu veículo.
  • O Zul+ permite o pagamento de taxas e tributos do carro via cartão de crédito ou carteiras digitais Apple Pay e Google Pay.
  • Agora é só efetuar o pagamento
  • Depois de confirmar as informações de pagamento, é só concluir o pagamento da multa de Zona Azul do seu carro.

 

Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.