Recebeu uma multa de trânsito? Saiba como parcelar.
As multas no trânsito foram criadas com o objetivo de educar e conter os motoristas que cometem alguma infração de trânsito.
Essas infrações são classificadas em quatro tipos diferentes.
São elas: Gravíssima, grave, média e por último de categoria leve.
Cada uma dessas categorias possuem uma pontuação referentes a adição de pontos na CNH e ao seu valor referente ao que deverá ser pago ao órgão de trânsito.
Muitas vezes com as contas do dia a dia, esses valores se tornam inviáveis de se pagar de uma vez só.
Nesse momento surge o questionamento, é possível parcelar uma multa de trânsito?
A resposta é sim.
É possível parcelar multas de trânsito, fazendo com que as mesmas caibam no seu bolso e você não precise perder noites de sono pensando em como irá quitar essas dívidas.
Quais são as infrações que possuem as maiores multas?
São muitas as ações que podem acarretar acidentes tanto para você quanto para as pessoas que estão com você, além de outros veículos próximos.
Essas infrações se caracterizam como infrações gravíssimas e vamos citar algumas delas pra você ter uma ideia:
Estacionar moto, carro ou outro veículo em local reservado para pessoas com algum tipo de deficiência;
Usar o celular enquanto está dirigindo;
Levar crianças no carro sem o uso de cadeirinha especial ou cinto de segurança, conforme estabelecido pelo Código de trânsito Brasileiro;
Como já explicamos em outro artigo do nosso blog, permitir que alguém sem CNH ou com a mesma vencida, cassada ou suspensa, dirija em um veículo que esteja em seu nome é uma infração considerada gravíssima não só para o condutor como também para o proprietário do veículo;
Estacionar em locais que não são permitidos, como por exemplo, em locais que não são estabelecidos como zona azul;
Desrespeitando a sinalização, por exemplo, avançar o sinal vermelho;
Então quer dizer que posso parcelar todas as minhas multas?
Levando em conta que existem diversas regulamentações a respeito do tema, na maioria das vezes você poderá parcelar o valor da multa que recebeu, porém em outras ocasiões específicas não haverá essa possibilidade.
Isso acontece por que lá no sistema onde você irá visualizar as suas multas, essas penalizações especificas não terão a opção de serem parceladas restando apenas o pagamento à vista.
E quais são essas exceções?
Se você perdeu o prazo do pagamento da multa e a mesma passou do período de vencimento;
Se você levou uma multa em um estado diferente do qual o seu veículo está registrado;
Se o seu pagamento estiver como cobrança administrativa não será reconhecida a divisão do pagamento, restando apenas o pagamento à vista;
Se o DETRAN do seu estado não permite o parcelamento;
Então sabendo dessas informações como posso efetuar o pagamento parcelado?
É bem simples, vamos te explicar.
É importante primeiramente lembrar que as condições variam de acordo com o DETRAN de cada região.
Porém, de acordo com a resolução atualizada do Contran nº 736/2018, o mesmo estabelece que os órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito poderão firmar acordos e parcerias técnico-operacionais para viabilizar o pagamento de multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo com cartões de débito ou crédito, disponibilizando aos infratores ou proprietários de veículos possibilidades para quitar seus débitos à vista ou em parcelas mensais, com a imediata regularização da situação do veículo.
Seguindo essa resolução, o Contran de São Paulo, por exemplo, regulamentou esses procedimentos para que empresas viabilizem o pagamento e parcelamento dessas multas e também de demais débitos.
Você deve escolher uma dessas empresas credenciadas para efetuar o acordo de parcelamento.
Essas instituições financeiras são credenciadas pelo SENATRAN que é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito e são homologadas pelo DETRAN de São Paulo.
Sua dúvida está respondida em nosso texto? Esperamos que sim. Se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, estamos à disposição.